terça-feira, 27 de outubro de 2009

27 de Outubro

Ouvindo meu amado Sufjan Stevens.
Depois de um hiato costumeiro de noticias minhas pela web, voltei.
Hoje o dia foi meio cansativo.
Acordei tarde como d ecustume, senod que durmi pouco pois assisti 5 episodios mto legais de Stargate Universe, cogitei ir atrás do Atlantis, mas soh o farei se num der pra entender nda do q tah acontecendo no Universe, e so far tah td OK.
Enfim, fui durmri as 6hs, e acordei as 13h. ou pouco antes disso. colokei o despertador do cell pra tocah as 14hs. enjoei dele atrapalhando meu sonhos.
Fazia algum tempo q eu não sonhava de forma que lembrasse o que tinha sonhado... Meio que nem notei q não lembrava. hum.
fui pra campinas tentar conseguir um emprego, e bem.. digamos que aquele eu particularmente não queria.
Meu objetivo eh trampah em outro lugar. e se Deus quiser eu posso conseguir esse ano. =D
anyway, passei a tarde des - re-descobrindo o centro de campinas, bati perna um bocado, andei pra lá e pra cá e... bom. entrei na catedral católica que tem ali no centro.
Eu meio que tenho um receio de entrar em igrejas catolicas. me sinto um peixe fora d'água um tipo de turista ou sei lá.
Foi entrar e olhar os altares em madeira maciça entalhada naquele estilo barroco pesado, com motivos florais e anjos e santos e tudo o mais que fiquei fascinada.
alguns "quadros" em 3d, retratando cenas da cruscificação, ressureição e tudo o mais em ambos os lados da nave central.
Céus, como é bonito. Quem entra, pelo lado certo pelo menos, dá logo de cara com o altar principal, onde o padre, e o coral, coroinhas e tudo o mais fica estrategicamente posicionado logo a frente do altar principal.
é tudo muito bem cuidado, e tem fiéis em todos os lados, poucos, mas silenciosos. Há muito o que se ver.
Algusn gestos que eles fazem eu tento interpretar, o ajoelhar antes de entrar em um santuário d e um santo específico, um rezar de joelhos, uma reverencia ao sair da igreja, na direção do altar principal, - ou de qualquer santuário que a pessoa esteja deixando - não sei não vi, não ia ficar lá estudando as pessoas. - e o tradicional sinal que os catolicos fazem quando entram, ou passam na frente da igreja e/ou cemitérios.
Alguns deles, eu posso entender, o simbolismo, o respeito. Vi outros 4 altares, um para Nossa Senhora, a tradicional escultura negra com as vestimentas azuis e os detalhes dourados, um de Jesus segurando a cruz, se me lembro bem era algo como " jesus dos passos " não sei não me lembro bem, a estátua era um jesus carregando a cruz, os outros dois eu não me lembro, mas a simetria eh inquestionável.
Até me confundi.
Tentei traduzir os termos catolicos para os termos evangélicos, para poder tentar me localizar direito.
A sacristia me lembrava um tipo de recepção, entrei ali e queria até ver mais além, mas logo percebi que xeretar por lá não seria uma boa idéia. interpretei como se fosse um lugar onde você podia entrar em contato com alguns padres talvez? vi mesas e cadeiras algo como baias, uma ao lado da outra cercando a entrada de uma sala maior. que eu não prestei muita atenção.

Vi os confessionários e me perguntei como funcionavam, o fiel entra ali e espera o padre aparecer? ou ele avisa que quer se confessar e eles se encontram lá? até me due vontade de entrar só pra ver como é por dentro, mas não era uma boa idéia. - geralmente não são boas idéias - de longe estudei o confessionário, tentando entender... é estranho.
O padre - pelo que eu entendi - fica do lado de fora, sentado e o fiel do lado de dentro, onde a cortina vermelha o esconde. suponho que ele deve permanecer lá dentro para que os outros não ouçam a confissão, do contrario, não seria uma cabine. Ou seria o contrário? Não sei dizer.
Vi outros dois pequenos altares, um com uma imagem de Santo Antônio? não tenho certeza, tinha as vestes de um frade, ou era outro nome?Tiago? não me lembro... isso é decepcionante, quando eu voltar lá eu vou prestar mais atenção. prometo.

Num desses altares menores, encontrei um papel, uma oração à São Judas Tadeu - viu lembrei - um papel xerocado, daqueles mutio xerocados mesmo, se pá foi digitado em maquina de escrever e tem circulado pro ai por anos. o xerox era mais ou menos recente. a folha estava meio passada, alguns amassados típicos de papel lido pro muitos. Axei estranho pro que tudo parecia uma simpatia. algo do tipo " leia, este papel xeroque 81 vezes, entregue em 9 igrejas e não fique com nenhum desses pq dps do 13 dia algo ruim pode acontecer...."
e 'testemunhos' de fiéis que não distribuiram tudo ou se livraram de todas as cópias que perderam o emprego ou um filho.
mas tudo bem. li e deixei o papel lá. axo simpatias coisas meio estranhas. tenho mtas perguntas quanto à elas. mas vou guardá-las pra mim.
o outro altar tinha o Jesus Cruscificado.
e logo a frente um outro altar que eu não quis entrar e ver de mais perto. muitos fiéis rezando.
Dei mas uma bela olhada no altar principal, nos lustres no teto em arcos, e no passado de muitos anos daquela igreja.
ah sim, também vi um lugar onde se acendem velas, não entendi exatamente o propósito, mas uma oração em um papel grudado logo ao lado me deu uma idéia, algo como tirar a pessoa da escuridão e levar ela para luz. eu sempre achei que se acendessem velas pra pessoas que morreram. vai ver que não. não sei.
fique algum tempo lá paseando, me banhando com a belea historica da igreja, e saí, de volta ao mudno real.
é até um lugar legal e se ficar, é relaxante. se, você não parar pra pensar de mais.
ah sim também vi o...hãn... não sei o nome daquilo, aquele negocio que se põe a água benta.
eu obviamente tambem quis meter o dedo lá e fazer o sinal da cruz, mas eu não sei qual é a ordem certa, e também não seria uma boa idéia. posso não fazer a mínima idéia de como as coisas funcionam lá dentro, ou por que eles acreditam do jeito que acreditam, não sei quem são a maioria dos santos, - tirando aqueles cujos nomes sem o 'são' e o 'santo' eu até posso reconhecer -, ou pro que eles tem altares, ou por que se acendem velas, ou por que lhes são dados flores, e um bocado de coisas.
Mas respeito ainda sim, apesar de todas as coisas que eu não faço a minima idéia do por quÊ e do da onde veio? e desde quando isso, ou daquilo outro?
respeito pro que os católicos também adoram o meu Deus.
não faço a mínima do que eles pensam de nós, evangélicos, com suas igrejas sem altares, sem santos, sem simbolismos...- ou pelo menos sem muitos simbolismos - ainda sim, respeito.
até gostaria de aprender um pouco mais, só pra entender...
até que começaria uma briga louca na minha cabeça dizendo que isso aqui tah certo e isso aqui ta errado e... etc etc etc.

Em Battlestar Galactica a religião deles é bem simples.
Os humanos, moradores das doze colonias acreditam nos deuses gregos. - é os mitologicos. -
os Cylons, os robôs, os ROBÔS, acreditam no Deus verdadeiro e único.
Bizarro né?
é engraçado ver os robos dizendo que os humanos idolatram ídolos falsos, e que eles adoram o Deus verdadeiro. espero que até o fim da serie eles expliquem da onde os robôs tiraram essa religião.
=]

vou dormir.
bju bju

-=Sarah=-